No Brasil, as vendas parceladas de veículos atingiram 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre de 2025, entre veículos novos e usados, segundo informações da B3. Esses números incluem automóveis leves, pesados e motocicletas em todo o território nacional, representando uma queda de 0,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em termos absolutos, houve 24 mil veículos a menos financiados.
No setor de automóveis leves, observou-se uma redução de 2,6% em relação aos seis primeiros meses de 2024. O financiamento de veículos pesados diminuiu 4,6%. Por outro lado, o financiamento de motocicletas aumentou 4,4%.
“Os resultados indicam que, em um contexto macroeconômico mais desfavorável, o mercado de financiamento de veículos ainda enfrenta desafios para recuperar o crescimento e alcançar os níveis registrados no ano anterior, destacando-se a redução mais significativa no segmento de carros e comerciais leves usados neste primeiro semestre”, afirma Daniel Takatohi, Superintendente de Produtos de Financiamento na B3.
+ Quanto é necessário financiar para adquirir um carro novo e qual é a taxa de juros? Confira uma simulação.
Financiamentos realizados em junho
No mês de junho de 2025, o total de financiamentos de veículos teve uma queda de 7% em relação a maio. A maior redução nesse período foi observada nas vendas financiadas de motocicletas, com uma diminuição de 6,1% no número de vendas. Já as negociações de automóveis leves caíram 4,7%, enquanto as de veículos pesados aumentaram 5,8%.
A B3 é responsável pela operação do Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que mantém o registro das restrições financeiras de veículos usados como garantia em transações de crédito em todo o Brasil.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis rendimentos da sua aplicação. Se já é um investidor e pretende analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir