Mais de 11 milhões de indivíduos tiveram suas informações cadastrais de chaves Pix divulgadas, divulgou na noite de quarta-feira (23) o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O incidente ocorreu no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que conecta magistrados e o Banco Central (BC).
Tanto o CNJ quanto o BC afirmaram que dados de 11.003.398 pessoas foram acessados de maneira imprópria. Os dados cadastrais expostos foram os seguintes:
• nome completo;
• chave Pix;
• instituição bancária;
• número da agência;
• número da conta.
Conforme o CNJ, a falha ocorreu no domingo (20) e segunda-feira (21) e foi prontamente corrigida.
O CNJ e o BC reiteraram que não houve exposição de dados confidenciais, como senhas, detalhes de transações ou saldos financeiros em contas correntes, ou qualquer outra informação sigilosa bancária.
De acordo com os dois órgãos, as informações obtidas são de caráter cadastral, não permitindo movimentação de fundos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
O Sisbajud é uma ferramenta online que possibilita aos juízes solicitar informações financeiras e bloquear bens de devedores. O sistema substitui o antigo BacenJud e facilita a interação entre o Judiciário e o setor financeiro para o cumprimento de decisões judiciais.
Recurso de verificação
O CNJ informou que em breve disponibilizará uma ferramenta exclusiva para que o cidadão possa checar se foi impactado pela exposição de informações. A divulgação desse recurso será feita no site do CNJ: www.cnj.jus.br
Esse será o meio único de comunicação com as pessoas afetadas. O CNJ destacou que não entrará em contato com as vítimas por meio de mensagens, SMS, e-mails ou chamadas telefônicas.
Transparência
O BC comunicou ter tomado as medidas necessárias para investigar detalhadamente o ocorrido. A instituição enfatizou que o incidente tem baixo potencial de impacto para os usuários e que a notificação não é exigida por lei. No entanto, o órgão optou por tornar o evento público em razão do princípio de transparência.
Em breve, o BC também detalhará o ocorrido na página específica em seu site destinada a reportar todas as exposições e vazamentos de dados desde a implementação do Pix.
*Título e texto modificado às 16h02 do dia 24, para correção de informação. Inicialmente, a matéria mencionava o vazamento de 11 milhões de chaves Pix. Posteriormente, o Banco Central esclareceu que dados de chaves Pix de 11 milhões de pessoas foram vazados.
Fonte: Agência Brasil