O Grupo Caminho Verde venceu nesta sexta-feira (15) o leilão de concessão das rodovias BRs 060 e 364 entre os estados de Goiás e Mato Grosso, populares como Caminho Agro.
O ganhador da competição foi determinado pelo maior abatimento oferecido sobre a taxa padrão de pedágio no trecho concedido. Após disputa em voz alta, o Grupo Caminho Verde ofereceu 19,70% como desconto, saindo vitorioso do certame.
O montante investido na concessão da rota é de R$ 7,26 bilhões em aprimoramentos e na remodelação desse corredor logístico.
Pregão
No leilão, o Grupo Caminho Verde competiu com outras quatro companhias e consórcios. Por esse motivo, uma etapa de voz alta foi necessária após a apresentação das propostas iniciais, na qual competiu com a Via Concessões. A concessão foi alcançada após uma disputa de 22 lances de voz alta.
Nesta fase de voz alta, não foram permitidas participações do Grupo Caminho do Cerrado, que havia proposto 10,55% de desconto no valor do pedágio na apresentação inicial das propostas; D.D. Gomes Participações, que ofertou 0%; e EPR Participações, que apresentou 10,80% de abatimento no valor do pedágio. Nas ofertas iniciais, a empresa vencedora havia proposto 17,18% de desconto sobre a tarifa de pedágio, enquanto a Via havia oferecido 16,10%.
O leilão ocorreu na B3, a bolsa de valores de São Paulo, e contou com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Caminho Agro
O Caminho Agro é um dos principais corredores logísticos da região Centro-Oeste. Conforme o Ministério dos Transportes, a concessão desse itinerário deve otimizar a movimentação da produção agrícola, facilitar a distribuição de alimentos e diminuir as disparidades logísticas regionais.
O trecho leiloado abrange 490 quilômetros entre as cidades de Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT) e que tem um tráfego intenso de veículos de carga e de passeio. A concessão, para um período de 30 anos, inclui a duplicação de 45 quilômetros da rodovia, 150 quilômetros de faixas adicionais, desvios rodoviários, vias marginais, áreas de parada e descanso (APD) para caminhoneiros e quatro novas passagens para pedestres.
No presente momento, aproximadamente 80% das estradas de Mato Grosso, que lidera a produção nacional de grãos, estão em bom estado de conservação. Em 2022, o índice era de 67%. Em Goiás, a proporção de rodovias federais em excelentes condições chega a 86%. No final de 2022, estava em 70%.
Fonte: Agência Brasil