O índice principal de ações do mercado brasileiro, o Ibovespa B3, encerrou próximo da estabilidade, ao registrar um decréscimo de 0,1% para 134.035,72 pontos, em uma jornada com poucas transações nesta terça-feira, 22.
Nem mesmo a elevação do minério de ferro, que impulsionou os papéis da Vale (VALE3), que avançaram 2,59%, e da Petrobras (PETR3; PETR4), que apresentaram ganhos de 1,04% e 0,97%, no pregão de hoje, foi capaz de alterar a postura cautelosa dos investidores em relação à valorização do IBOV.
O mercado está atento às negociações entre Brasil e EUA referentes às taxas de importação em 50% que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sobre os produtos brasileiros. O governo brasileiro ainda não revelou contramedidas, tampouco foi estabelecido um acordo para revogar a decisão.
Situação do Ibovespa hoje
Cotação do dólar hoje
“O dólar teve flutuações neste dia, refletindo um cenário de poucas transações e agenda esvaziada. No contexto internacional, a moeda norte-americana perdeu força em relação a outras devido à pressão do governo Trump por cortes de juros e ao impasse nas negociações comerciais com China e União Europeia”, menciona Bruno Shahini, perito em investimentos da Nomad.
Assim, o dólar comercial finalizou com o mesmo valor do dia anterior, em R$ 5,56. O índice DXY, que mensura o desempenho do dólar em relação a uma seleção de seis moedas fortes, terminou com um decréscimo de 0,47%, atingindo 97,392 pontos.
Bolsas em Nova York
A diminuição na agenda também impactou as bolsas de Nova York, que encerraram de forma diversa. Apesar disso, o S&P 500 atingiu uma nova marca de fechamento, em alta de 0,06%, chegando a 6.309,62. Já o Dow Jones subiu 0,40%, alcançando os 44.502,44 pontos, enquanto o Nasdaq caiu 0,39%, atingindo 20.892,69 pontos.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os possíveis rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e gostaria de analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

