Após a decisão do Copom em manter a taxa Selic em 15% ao ano, o Ibovespa B3 encerrou próximo da estabilidade, porém em território positivo. O principal indicador da bolsa de valores brasileira registrou um aumento de 0,07%, atingindo 159.189,10 pontos, no dia de hoje.
O anúncio do Copom, amplamente antecipado pelo mercado, ocorreu sem dar pistas sobre possíveis alterações no cenário. Especialistas afirmam que, por um lado, o Banco Central reforça sua reputação na busca pelo controle da inflação, e por outro lado, descarta a possibilidade de uma redução em janeiro.
No âmbito nacional, os investidores voltaram sua atenção para o desempenho das vendas no varejo, que apresentaram um incremento de 0,5% em outubro em relação ao mês anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mercado internacional, o sentimento oscilou entre positividade contínua após mais um corte de juros nos Estados Unidos e preocupações renovadas em relação às empresas de tecnologia, especialmente aquelas ligadas à inteligência artificial.
Ibovespa hoje
Dólar hoje
A taxa de câmbio, por sua vez, registrou uma forte valorização do real, em meio às repercussões das decisões de política monetária no Brasil e nos EUA. Ao final do dia, o dólar comercial caiu 1,17%, sendo cotado a R$ 5,40.
“A postura mais rígida do Copom, que reiterou a perspectiva de manter a Selic em 15% até março, aumentou o atrativo do carry trade, ainda mais com o enfraquecimento global da moeda americana após o corte de 25 pontos base pelo Federal Reserve”, destaca Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
Bolsas de NY
As bolsas de Nova York encerraram de forma mista, refletindo a dicotomia entre o otimismo com os juros mais baixos e as preocupações em relação à inteligência artificial. Dessa forma, o Dow Jones subiu 1,34%, o S&P 500 teve um incremento de 0,219, enquanto o índice tecnológico Nasdaq recuou 0,26%.
Fonte: Bora investir

