Em um dia com menos agitação geopolítica e com a companhia Vale (VALE3) em ascensão de 3,7%, o índice B3 retornou ao nível de 163 mil pontos. Registrando aumento de 1,11% nesta terça-feira (6), o principal indicador de ações da bolsa de valores do Brasil encerrou o dia em 163.663,88 pontos.
A empresa gigante de extração de recursos teve desempenho positivo principalmente devido à elevação do minério de ferro no mercado global. O minério atingiu seu valor mais alto em mais de cinco meses hoje, impulsionado pela demanda resistente na China, maior consumidor dessa commodity, e por avanços generalizados nos mercados acionários.
Ademais, a disposição para correr riscos no cenário internacional foi restaurada, com poucas novidades sobre conflitos geopolíticos, como na Venezuela. Desde a intervenção dos Estados Unidos no país sul-americano, que resultou na detenção do presidente Nicolás Maduro, os efeitos imediatos no mercado foram limitados.
Analistas consideram que a resposta contida dos mercados se deve à série de incertezas que ainda envolvem o futuro da Venezuela e da produção de petróleo na nação. Ao mesmo tempo, a produção global de petróleo não deve ser afetada significativamente a curto prazo, uma vez que a Venezuela corresponde a apenas 1% da produção mundial e precisa de investimentos substanciais para expandir sua infraestrutura.
Situação do índice B3 hoje
Neste contexto, o índice B3 oscilou entre 164.135,03 pontos na máxima e 161.869,76 pontos na mínima do dia. O volume de transações na B3 atingiu R$ 25,1 bilhões.
Cotação do dólar hoje
Em mais um dia de redução, a taxa de câmbio teve o segundo decréscimo consecutivo de 3 centavos em relação ao real. No encerramento do dia, o dólar comercial cedeu 0,48%, chegando a R$ 5,37.
“A queda de hoje foi intensificada por um panorama externo favorável aos ativos de risco e pela entrada gradual de moedas estrangeiras no mercado interno, incrementando a oferta de dólares”, Bruno Shahini, especialista em aplicações financeiras da Nomad.
Bolsas em Nova York
As altas do dia nos principais índices dos EUA resultaram no fechamento do Dow Jones e do S&P em seus recordes históricos. A menor influência das questões políticas permitiu que os investidores voltassem sua atenção para a trajetória das taxas de juros no país, as quais deverão apresentar novas reduções ao longo deste ano.
Ao término da sessão, o Dow Jones avançou 0,99%, o S&P 500 expandiu 0,62%, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq registrou um aumento de 0,65%.
Fonte: Bora investir

