A exploração de óleo pela Petrobras atingiu 2,40 milhões de barris por dia (bpd) em 2025, com aumento de 11% em comparação com a produção do ano anterior. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (16) pela empresa.
O desempenho ultrapassou em 0,5 ponto percentual (p.p.) o limite máximo da meta (+4%) estabelecida no Planejamento de Negócios 2025-2029.
Ao considerar a produção total de petróleo e gás natural, o resultado superou em 2,8 p.p. o limite superior da meta (+4%), chegando a 2,99 milhões de barris de equivalente de petróleo por dia (boed), com incremento de 11% em relação à produção de 2024.
A produção comercial de petróleo e gás natural alcançou 2,62 milhões de boed, ultrapassando em 0,9 p.p. o limite máximo da meta estabelecida (+4%).
+ Impactos da crise na Venezuela na Petrobras e no valor dos combustíveis no Brasil
Pré-sal
Os números de produção de petróleo, produção comercial e produção total alcançaram recordes históricos anuais superando os mais de 70 anos de existência da empresa, informou a Petrobras.
A companhia também estabeleceu novos recordes anuais de produção total própria no pré-sal, de 2,45 milhões de boed, e operada, de 3,70 milhões de boed. O volume de extração no pré-sal corresponde a 82% da produção total da Petrobras.
Além dos poços utilizados pela estatal na produção, há ainda aqueles em que ela atua como operadora e que foram arrematados por consórcios de empresas ou empresas.
No ano passado, duas novas plataformas no pré-sal da Bacia de Santos começaram a operar: o FPSO Almirante Tamandaré, localizado no campo de Búzios, e o FPSO Alexandre de Gusmão, no campo de Mero.
Adicionalmente, o FPSO Marechal Duque de Caxias, em Mero, atingiu o pico de produção, e o FPSO Almirante Tamandaré estabeleceu recorde de extração, com média de cerca de 240 mil bpd nos meses de novembro e dezembro, tornando-se a plataforma mais produtiva do Brasil.
A isso se somaram os FPSOs Maria Quitéria, no campo de Jubarte, Anita Garibaldi e Anna Nery, nos campos de Marlim e Voador.
“O aumento expressivo de eficiência operacional de todas as unidades operacionais foi crucial para superar as metas de produção”, destacou a Petrobras, em comunicado divulgado para a imprensa.
Esforço integrado
A empresa também divulgou que alcançou a produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia no campo de Búzios, com apenas seis plataformas, demonstrando a alta produtividade dos poços desse campo.
A sétima plataforma, P-78, que iniciou suas operações em 31 de dezembro, deverá contribuir para a continuidade do crescimento da produção da empresa.
De acordo com a empresa, os resultados obtidos “foram fruto do esforço conjunto da equipe da Petrobras para aumentar a produção e manter o compromisso com o cuidado total às pessoas, o respeito ao meio ambiente, a preservação da segurança operacional e a confiabilidade dos bens”.
*Agência Brasil
Fonte: Bora investir

