O Banco Central divulgou na segunda-feira, 1°, a implementação da nova ferramenta BC Protege+, recurso que possibilitará ao cidadão bloquear a criação de novas contas em seu nome. O objetivo é disponibilizar mais um recurso para a população se resguardar contra atividades fraudulentas.
A partir deste momento, todas as etapas de abertura de contas serão submetidas a uma verificação junto ao BC e, caso o cidadão tenha acionado a proteção no portal do BC, a abertura será recusada. Além disso, não será viável incluir o CPF como segundo titular de uma conta de pessoa física ou como representante em uma conta corporativa.
“Essa iniciativa tem como propósito prevenir fraudes e golpes, que eventualmente ocorrem em processos de abertura de contas pouco claros. Será uma nova medida que todos terão que aprender, tanto os cidadãos quanto as instituições financeiras”, esclareceu Carlos Eduardo Gomes, Chefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central.
O cidadão que optar pela proteção precisará acessar o sistema e desativá-la caso deseje abrir uma conta voluntariamente. Todas as tentativas de abertura de conta serão comunicadas ao cidadão. A adesão ao sistema é facultativa.
Confira o guia para ativar a proteção

Caso o cidadão deseje ativar o BC Protege+, ele terá que acionar essa proteção na plataforma Meu BC. Veja o passo a passo.
– Entre na plataforma Meu BC e clique em “Serviços”, “Cidadão”, “Meu BC” e “BC Protege +”;
– Realize o login com sua conta gov.br;
– No menu inicial, selecione “BC Protege +”;
– Na tela principal, opte por ativar a proteção.

Para desativar a proteção, siga os mesmos passos – porém, será necessário escolher se a desativação será permanente ou se haverá uma data para que a proteção seja automaticamente reativada. O bloqueio também será aplicado para instituições ou conglomerados com os quais o indivíduo já possui conta.
*Informações primeiramente veiculadas em IstoÉ Dinheiro, portal associado a Bora Investir
Deseja simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira as possíveis rentabilidades de seu investimento. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

