Nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, a Receita Federal disponibilizará a verificação do terceiro dos cinco grupos de devolução do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Representa o lote de maior magnitude em quantidade de pagadores e o segundo maior em montante – aproximadamente 7,2 milhões de pagadores serão agraciados com um total de R$ 10 bilhões. Este grupo ainda engloba reembolsos remanescentes de anos anteriores.
A maior porção do montante, conforme comunicado do Órgão, será direcionada a pagadores com prioridade na restituição. As devoluções estão segmentadas da seguinte maneira:
- 6.316.894 pagadores que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram concomitantemente por receber o reembolso através do Pix;
- 755.978 pagadores sem preferência;
- 83.575 pagadores de 60 a 79 anos;
- 35.315 pagadores cuja principal fonte de receita seja o ensino;
- 15.988 pagadores acima de 80 anos;
- 11.298 pagadores com invalidez física ou mental ou moléstia grave.
Apesar de não serem priorizados por lei, os pagadores que utilizaram ambos os métodos simultaneamente, pré-preenchida e Pix, passaram a ter precedência no recebimento de reembolso neste ano.
A verificação estará disponível no site da Receita Federal online. Basta o pagador acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Também é viável efetuar a verificação no app da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado em 31 de julho, na conta bancária ou no código Pix do tipo CPF indicado na declaração do Imposto de Renda. Caso o pagador não conste na lista, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração corretiva e aguardar os próximos grupos da malha fina.
Fonte: Agência Brasil