A partir das 10h desta quinta-feira (24), aproximadamente 7,2 milhões de pessoas que enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano resolverão as questões com o Leão. Naquele momento, a Receita Federal permitirá a verificação do terceiro dos cinco lotes de reembolso de 2025, que é o maior já registrado em número de indivíduos e o segundo maior em valor. Esse lote também inclui reembolsos remanescentes de anos anteriores.
No total, um montante de R$ 10 bilhões será distribuído entre 7.219.048 contribuintes. Segundo a Receita, a maior parcela desse valor será destinada aos contribuintes com prioridade no reembolso.
Os reembolsos serão distribuídos conforme a seguir:
- 6.316.894 indivíduos que utilizaram a declaração previamente preenchida e/ou optaram pela restituição via Pix;
- 755.978 contribuintes sem prioridade específica;
- 83.575 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 15.988 indivíduos acima de 80 anos;
- 11.298 pessoas com deficiência física ou mental ou enfermidade grave.
Apesar de não possuírem prioridade legal, aqueles que optaram por ambos os métodos, pré-preenchida e Pix, tiveram a prioridade no recebimento da restituição neste ano.
A verificação poderá ser realizada no site da Receita Federal online. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois no botão “Verificar Restituição”. Também é viável efetuar a checagem por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será efetuado em 31 de julho, na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se o indivíduo não estiver relacionado, precisará acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consultar o extrato da declaração. Se identificar alguma pendência, poderá enviar uma declaração corretiva e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Na eventualidade de a restituição não ser depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, a pessoa poderá agendar o crédito em outra conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco, nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).
Se, após um ano, o contribuinte não resgatar o valor do reembolso, será necessário solicitar a quantia no Portal e-CAC. Ao acessar o site, o indivíduo deverá acessar a seção “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Requisitar reembolso não resgatado no banco”.
Fonte: Agência Brasil