A entidade reguladora dos valores mobiliários (CVM) anunciou recentemente um conjunto de oito iniciativas para o seu Espaço de Experimentação, Aprendizado e Prototipagem (LEAP). Entre esses projetos está um que faz uso da plataforma descentralizada (DEX) da rede XRP Ledger (XRPL) para aperfeiçoamento de transações no mercado secundário de financiamento coletivo.
A iniciativa foi concebida pela VERT Capital, uma companhia especializada em securitização e administração de recursos que já detém uma plataforma baseada em blockchain para administração de operações de crédito privado, construída sobre o XRPL, uma blockchain pública criada pela Ripple para a tokenização de ativos reais.
A plataforma da VERT, lançada em julho fora da iniciativa do LEAP, foi elaborada para reproduzir digitalmente as operações de securitização e recursos, com registros onchain dos principais eventos e transações. E já foi efetuada a primeira transação referente à emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), no montante de R$ 700 milhões.
Quanto ao projeto da CVM, o LEAP é realizado em parceria com o Laboratório de Inovações Financeiras (LAB) e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). O intuito desse laboratório é criar soluções tecnológicas para obstáculos do mercado de capitais brasileiro.
Foram escolhidos oito projetos distribuídos em seis temáticas distintas. Startups, instituições de ensino, fintechs, pesquisadores e agentes do mercado tiveram a oportunidade de submeter seus estudos até 29 de junho.
Conforme a CVM, os projetos devem estar, de preferência, em fase inicial, entre os patamares de maturidade de “concepção” e “construção de protótipo funcional”. Ao término do programa, espera-se que cada participante apresente uma solução de protótipo funcional, além da elaboração de um relatório técnico acerca da solução criada.
Confira a seguir as temáticas e projetos escolhidos:
Tema: Conexão para mercado secundário de financiamento coletivo
Desafio: Conexão e transparência para o mercado de carbono
Desafio: Soluções para o relato de sustentabilidade
Desafio: Automatização para conformidade regulamentar
Desafio: IA para supervisão do mercado
Desafio: Soluções para adequação do investidor
O LEAP foi introduzido em maio deste ano no âmbito do NEXUS, novo ecossistema de inovação aberta coordenado pela CVM em conjunto com a Fenasbac, e alojado no Laboratório de Inovação Financeira (LAB).
O propósito do programa é impulsionar projetos de inovação tecnológica em estágio inicial de maturidade, relacionados ao mercado de capitais e às atividades reguladas pela CVM.
Segundo a entidade reguladora do mercado financeiro brasileiro, a cada edição do LEAP haverá temáticas que espelharão áreas de interesse da CVM para aprimoramento do ecossistema de negociação nacional.
Fonte: Portal do Bitcoin