O setor de moedas digitais parece estar testemunhando outro golpe, à medida que a equipe por trás da CrediX, uma empresa de finanças descentralizadas, sumiu após um roubo de US$ 4,5 milhões (R$ 24 milhões) ocorrido no começo desta semana, em um aparente esquema conhecido como “exit scam”, segundo informações da CertiK.
Esse tipo de fraude ocorre quando os responsáveis por um projeto abandonam repentinamente a empreitada e fogem com o dinheiro dos investidores. Normalmente, isso acontece após um episódio de ataque cibernético ou um “rug pull“, no qual insiders esgotam os recursos do tesouro ou pools de liquidez, fecham o site e os aplicativos, excluem ou abandonam as redes sociais e interrompem a comunicação com os clientes.
No dia 4 de agosto foi divulgado que a CrediX tinha sido vítima de um ataque cibernético em que o invasor obteve acesso a uma conta administrativa que lhe permitiu emitir stablecoins sem garantia . Com esses recursos, ele conseguiu retirar outros ativos que os usuários tinham depositado na plataforma como segurança.
Fonte: Portal do Bitcoin