Durante os dias 16 e 17 de fevereiro, será possível escolher se comparecer ou não ao trabalho na administração pública federal, em relação ao período de festa carnavalesca. O Ministério do Gerenciamento e da Renovação em Serviços Públicos (MGR) também decidiu permitir que os funcionários decidam se querem trabalhar até as 14 horas da Quarta-feira de Cinzas. As instituições financeiras também vão estar fechadas na segunda-feira (16) e terça-feira (17) de festa carnavalesca, retornando com suas atividades normais e atendimento nas agências na Quarta-feira de Cinzas (18) a partir do meio-dia, no horário de Brasília. Nesse dia, o fechamento das agências será no horário regular.
Verifique o horário de funcionamento da B3 durante o Carnaval
Em comunicado sobre o expediente bancário durante a festa carnavalesca, a Associação Brasileira de Bancos (ABBr) esclareceu que as transações bancárias não serão processadas nessas datas, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Contudo, o Pix estará disponível 24 horas por dia todos os dias da semana e feriados, podendo ser utilizado normalmente.
Os terminais eletrônicos e os apps bancários funcionarão normalmente durante o feriado, se o cliente precisar sacar dinheiro para despesas relacionadas aos festejos de carnaval ou outras situações.
A ABBr recomenda que os clientes optem por utilizar os canais digitais, como sites e aplicativos, nessas datas para efetuar transações financeiras e pagar contas.
Os boletos e faturas de serviços (água, luz, telefone, entre outros) com vencimento nos dias sem compensação bancária (16 e 17 de fevereiro) poderão ser quitados sem cobrança de juros na Quarta-feira de Cinzas.
No caso de tributos e impostos, se os vencimentos coincidirem com o período do carnaval, é recomendável realizar o pagamento antecipado para evitar encargos adicionais.
Nas localidades onde as agências costumam fechar antes das 15 horas, o início do expediente bancário será antecipado para garantir um mínimo de três horas de atendimento ao público.
*Reportagem AG
Fonte: Bora investir

