O chefe Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, nesta sexta-feira (18), R$ 1,4 bilhão em recursos adicionais para as atividades da Ferrovia Transnordestina. Lula inspecionou uma das seções já concluídas do empreendimento, na cidade de Missão Velha, no Ceará, e afirmou que não haverá falta de recursos para as obras.
Lula ressaltou a relevância da ferrovia para as cadeias produtivas da área e declarou que o Nordeste merece a oportunidade de avançar.
“O Nordeste necessita desse projeto. O Nordeste não deseja mais ser tratado como se fosse a parte desfavorecida do Brasil. O Nordeste precisa ser reconhecido”, mencionou.
Lula abordou os obstáculos enfrentados para dar continuidade ao plano, lançado em 2006, durante seu segundo período na Presidência da República, e afirmou sua intenção de inaugurar a Transnordestina antes do término do mandato atual, em 2026.
“Cotidianamente surgia uma complicação. Era uma questão judicial, uma questão ambiental, um problema financeiro. Essa estrada prosseguiu incansavelmente, e eu imaginava que ela seria finalizada em 2012. Eu deixei o cargo em 2010, retornei à Presidência 15 anos depois, e essa ferrovia havia avançado muito pouco. Na verdade, não havia mais interesse em concluí-la. Eu assumi o compromisso de que finalizaremos essa ferrovia, não importa o que aconteça”, acrescentou.
Dos novos investimentos do governo federal, R$ 600 milhões serão disponibilizados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) nos próximos meses e R$ 816 milhões a partir do leilão de desinvestimento e liquidação do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor).
O montante total do projeto atinge R$ 15 bilhões, dos quais, R$ 8,2 bilhões já foram concretizados, entre recursos públicos e privados. Ao mencionar os recursos aplicados, o governo enfatizou que o retorno anual estimado da ferrovia no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os produtos e serviços fabricados) do Semiárido é de até R$ 7 bilhões.
Atualmente, 280 quilômetros de obras de infraestrutura estão em andamento na Transnordestina, gerando mais de 4 mil empregos diretos e envolvendo mais de R$ 4 bilhões em contratos firmados. No total, a ferrovia tem 1.209 quilômetros de extensão e corta 53 cidades; de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, em Pernambuco.
O início das operações da ferrovia está programado para o final deste ano, na etapa de comissionamento, com as primeiras remessas de cargas partindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até a região centro-sul do Ceará e algumas áreas de Pernambuco.
Grão de soja, farelo de soja, milho e calcário estão entre os principais produtos a serem transportados.
Fonte: Agência Brasil