Os bancos modificarão seus horários durante o Carnaval. Durante a segunda-feira, 16, e a terça-feira, 17, as agências permanecerão fechadas. O atendimento presencial será retomado somente na Quarta-feira de Cinzas, 18, a partir das 12h, seguindo o fuso horário de Brasília. Nas regiões em que o encerramento das atividades ocorre antes das 15h, a abertura das instituições financeiras será antecipada para garantir um mínimo de três horas de atendimento ao público.
Conforme a Associação Brasileira de Bancos (Abraban), não haverá processamento bancário durante o período festivo, o que engloba transações de Transferência Eletrônica Disponível (TED). Por outro lado, o Pix operará sem interrupções. Para aqueles que necessitam de dinheiro em espécie, os terminais de autoatendimento das agências e das redes compartilhadas permanecem em funcionamento.
O conselho da Abraban é que os clientes priorizem os meios digitais para realizar operações financeiras. “A utilização de aplicativos e portais é a opção mais eficaz para evitar deslocamentos desnecessários”, declara a entidade em comunicado.
+ Confira o desempenho da B3 no Carnaval
Dicas para efetuar pagamentos
As despesas de consumo, como água, energia e telefone, assim como os boletos com vencimento em 16 ou 17 de fevereiro, poderão ser pagas na quarta-feira, 18, sem a incidência de penalidades. Todavia, o procedimento para impostos e taxas é diferente: caso a data de vencimento coincida com o feriado, a recomendação é antecipar o pagamento para evitar cobranças extras.
O período coincide com o calendário da administração pública nacional. O Ministério da Administração e da Inovação em Serviços Públicos (MAISP) decretou ponto facultativo nos primeiros dois dias da semana, com as atividades sendo retomadas às 14h na Quarta-feira de Cinzas.
*Artigo divulgado inicialmente em IstoÉ Dinheiro, parceiro de B3 Bora Investir
Fonte: Bora investir

