O índice primordial de papéis no mercado brasileiro, o Ibovespa B3 deu início à semana com crescimento de 0,59%, atingindo 134.166,72 pontos, e recuperou parte das quedas da última semana.
Em um dia mais sereno nas tensões comerciais entre EUA e Brasil, a segunda-feira, 21, foi caracterizada pelo alívio dos investidores com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizando que o governo persistirá na negociação com os EUA, apesar de não descartar a chance de a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros entrar em vigor em 1º de agosto.
O indicador também foi beneficiado pelo bom ambiente no mercado global e o avanço dos principais indicadores de ações em Nova York, os quais continuam a refletir os relatórios financeiros das empresas listadas nas bolsas norte-americanas.
Ibovespa em vigor
Neste contexto, o Ibovespa oscilou entre 134.864,53 pontos no ponto mais alto e 133.367,36 pontos no ponto mais baixo do dia. O montante transacionado na B3 foi de R$ 12.79 bilhões.
Dólar sob observação
O dólar encerrou o dia com desvalorização, acompanhando a queda quase generalizada da moeda dos Estados Unidos no cenário internacional, e o relaxamento nas tensões comerciais, mesmo com os investidores atentos aos próximos desdobramentos das taxas impostas pelo governo de Donald Trump.
O dólar comercial concluiu com queda de 0,41%, aos R$ 5,56. Enquanto o Índice Dólar (DYX) declinou 0,57%, a 97,90.
+ Dólar declina no Brasil e nas principais economias desde posse de Trump; descubra a queda percentual
Bolsas de Nova York em alta
Os índices S&P 500 e Nasdaq alcançaram marcas históricas de fechamento nesta segunda-feira, impulsionados pela Alphabet e outras gigantes antes da revelação de diversos relatórios corporativos durante esta semana.
Possíveis acordos comerciais para mitigar os impactos econômicos das taxas globais do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também estiveram no foco dos investidores.
Caso deseje simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os potenciais rendimentos da sua aplicação. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir