O Índice Bovespa B3 finalizou hoje (20) com um aumento de 1,06%, atingindo 190.534,42 pontos, marcando um novo recorde de fechamento. Esta é a 12ª renovação de máxima do ano. O último recorde era de 189.699 pontos, em 11 de fevereiro deste ano.
O ponto alto do dia foi a determinação da Suprema Corte dos Estados Unidos da América de revogar as taxas sobre produtos importados impostas globalmente pelo presidente Donald Trump. Por seis votos a três, o tribunal confirmou a decisão de um tribunal inferior que considerou Trump ultrapassando seus poderes.
Segundo Mônica Araújo, economista líder da InvestSmart XP, a decisão é significativa, porém os efeitos econômicos continuam incertos. “É fundamental enfatizar que o governo norte-americano fechou diversos acordos comerciais com países e regiões importantes, o que também pode limitar as consequências dessa derrota. De qualquer forma, é uma derrota relevante para o presidente Trump em um ano de eleições de meio de mandato, onde se busca aumentar a participação nas casas legislativas. Não esperamos mudanças significativas a curto prazo para os países taxados, diante da possibilidade de alterações na estrutura legal ou adoção de outras medidas para sustentar a manutenção das tarifas”, afirma.
No começo do dia, contudo, o IBOV operava em queda, refletindo indicadores da economia dos Estados Unidos. De acordo com o Escritório de Análises Econômicas do Departamento de Comércio, o Produto Interno Bruto (PIB) teve um crescimento anualizado de 1,4% no último trimestre, enquanto analistas consultados pela Reuters previam uma expansão de 3,0%. A principal causa foi a paralisação do governo no ano passado e uma redução nos gastos dos consumidores.
Além disso, o índice de preços do consumo pessoal (PCE, em inglês) dos EUA aumentou 0,4% em dezembro de 2025, após subir 0,2% em novembro, conforme o Departamento de Comércio do país informou.
No cenário interno, os investidores ainda avaliavam os dados de desemprego do Brasil. Segundo o IBGE, em 2025, a taxa de desemprego chegou ao menor patamar histórico no país, e 20 das 27 unidades federativas registraram a menor taxa anual de desocupação de toda a série histórica. A taxa anual de desemprego no país foi de 5,6% em 2025, contra 6,6% em 2024. No último trimestre do ano anterior, a taxa ficou em 5,1%.
Desempenho do Índice Bovespa hoje
Neste contexto, o índice Bovespa flutuou entre 190.726,78 pontos na máxima histórica e 186.700,34 pontos na mínima do dia. O volume de transações na B3 totalizou R$ 36,1 bilhões.
Cotação do Dólar hoje
Nesta situação, o dólar registrou sua segunda baixa consecutiva no mercado interno nesta sexta-feira. Ao final do dia, o dólar comercial seguiu o movimento da moeda norte-americana em relação às principais divisas do mundo e caiu 0,98%, para R$ 5,17.
Mercado de Ações em Nova York
Com a divulgação de dados econômicos e a decisão da Suprema Corte dos EUA, as bolsas de Nova York encerraram o dia e a semana em alta. O Dow Jones subiu 0,47%, o S&P 500 teve uma elevação de 0,28%, e o Nasdaq, 0,90%. Na semana, os índices subiram 0,25%, 1,09% e 1,51%, respectivamente.
Fonte: Bora investir

