Hoje, quinta-feira (12), o segmento financeiro será impactado pela determinação do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Taxa Selic em 15% ao ano. A decisão de manter foi unânime entre os membros do grupo e já era esperada pelos investidores.
Mesmo sem novidades, o mercado reflete as indicações dadas pelo comitê. Em seu comunicado, a autoridade monetária reiterou a necessidade de uma postura extremamente restritiva por um longo período. Além disso, foi mencionado que as próximas medidas da política monetária poderão ser ajustadas e que o comitê está disposto a retomar o processo de ajuste se considerar apropriado. Dessa forma, os especialistas concluíram que não há margem para reduções em janeiro.
Os investidores também devem acompanhar os dados do varejo da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de outubro, que serão anunciados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira como ocorreu o mais recente encerramento do mercado
O Ibovespa B3, principal índice de ações da bolsa de valores nacional, encerrou as negociações desta quarta-feira (10) com valorização de 0,69%, atingindo 159.074,97 pontos. O destaque foi a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que diminuiu os juros pela terceira vez seguida, para a faixa entre 3,50% e 3,75% ao ano. Enquanto isso, o dólar fechou o dia em alta de 0,60%, a R$ 5,4686.
Fonte: Bora investir

