No meio da grande quantidade de faturas no início do ano, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é uma excelente oportunidade para quem possui os fundos para liquidar o tributo de imediato. Os abatimentos ofertados pelas capitais brasileiras variam de 3% a 20%.
Devido a essa disparidade, é necessário realizar algumas análises para determinar se é vantajoso saldar o tributo de uma vez e aproveitar o desconto ou manter esse montante aplicado.
“Ao tomar uma decisão, é crucial ter em mente que não é recomendável contrair uma dívida para efetuar o pagamento único do IPTU. Mesmo que o pagamento único apresente desconto, os encargos da dívida contraída para quitá-lo dificilmente serão menores. Caso você possua o montante e não comprometa o orçamento, liquidar de uma vez em capitais com 20% de abatimento é uma ótima alternativa, entretanto, quando o desconto é menor e o montante está aplicado ou precisa ser reservado, parcelar pode ser mais vantajoso”, esclarece Matheus Vasconcelos, sócio-fundador da Conta Comigo Digital.
Dispensa do IPTU: quem tem direito e como requerer
Atendendo à solicitação da IstoÉ Dinheiro, a Conta Comigo elaborou uma lista com os descontos de todas as capitais e comparou com um investimento que gera 1% ao mês. Confira o desfecho.
Locais onde é vantajoso pagar o IPTU à vista
(Abatimento superior ao rendimento de qualquer investimento conservador no período)
Campo Grande (MS) – 20%
Florianópolis (SC) – 20%
Maceió (AL) – 20%
Natal (RN) – 16%
João Pessoa (PB) – 15%
Manaus (AM) – até 15%
São Luís (MA) – 15%
Porto Alegre (RS) – 11%
Nestas capitais, o abatimento do IPTU é 3 a 10 vezes maior do que o rendimento que o montante teria se fosse aplicado até março.
Lugares onde a determinação depende do perfil
Recife (PE) – 10%
Goiânia (GO) – 10%
Belém (PA) – 10%
Curitiba (PR) – 10%
Rio Branco (AC) – 10%
Macapá (AP) – 10%
Porto Velho (RO) – 10%
Boa Vista (RR) – 10%
Palmas (TO) – 10%
Cuiabá (MT) – 10%
Vitória (ES) – 8%
Fortaleza (CE) – 8%
Aracaju (SE) – 8%
Teresina (PI) – 7%
Salvador (BA) – 7%
Belo Horizonte (MG) – 7%
Rio de Janeiro (RJ) – 7%
Nestes casos, quitar de uma vez ainda é financeiramente superior, porém a diferença já não é tão significativa para aqueles que optam por manter liquidez.
Locais onde pode ser mais vantajoso investir o montante
São Paulo (SP) – 3%
Brasília (DF) – 0% (não há desconto para pagamento único)
Em São Paulo, um investimento conservador rendendo cerca de 2% em dois meses praticamente se equipara, e pode até superar, o desconto do IPTU.
*Artigo publicado originalmente em IstoÉ Dinheiro, parceiro de B3 Bora Investir
Fonte: Bora investir

