Na presente data, a informação que surpreendeu o domínio comercial brasileiro foi a declaração de falência sem envolvimento judicial da Instituição Financeira Central e a detenção do proprietário do banco, Daniel Vorcaro.
A declaração de falência ocorreu num prazo ligeiramente superior a trinta dias após o Banco Central ter impedido a transação de parte das atividades do Central pelo Banco de Brasília (BRB), e em meio à tentativa de aquisição pela Holding Financeira Fictor.
Adicionalmente, os agentes financeiros nacionais aguardam definição acerca do tratado comercial entre Brasil e Estados Unidos, depois das discussões entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores brasileiro Mauro Vieira.
Descontentamento internacional também influencia no cenário nacional
Juntamente com a prudência no ambiente externo, as inquietações no âmbito global acerca de corporações relacionadas à inteligência sintética tendem a impactar. Os principais índices acionários do Japão e da Coreia declinaram mais de 3% nesta terça-feira, influenciados pelo desempenho de organizações como Samsung e SoftBank.
A ansiedade em parte decorre da expectativa pelo relatório da Nvidia, atualmente a empresa de maior valor de mercado. Os resultados trimestrais da produtora de chips serão anunciados na quarta-feira (19).
Reviva o encerramento de ontem
O Ibovespa B3 iniciou a semana com queda de 0,47%, atingindo os 156.992,93 pontos, no decorrer desta segunda-feira, 17. O índice principal da bolsa brasileira refletiu, especialmente, a maior cautela dos investidores estrangeiros referente à definição das taxas de juros nos Estados Unidos. O dólar comercial encerrou o dia com acréscimo de 0,66%, a R$ 5,31.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os possíveis proventos da sua aplicação. Caso já seja investidor e queira analisar todos os seus recursos, de forma gratuita, num único local, acesse a Zona do Investidor.
Fonte: Bora investir

