Neste dia, 10 de setembro, o foco do mercado estará nas resoluções do Comitê de Política Monetária (Conpol) e do Federal Reserve System (Fed), que determinarão a taxa de juros no Brasil e nos Estados Unidos. A Quarta-feira Importante, também incluirá a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo de novembro, às 9h.
No cenário internacional, os investidores preveem que o Fed irá diminuir em 0,25 pontos percentuais a taxa de juros norte-americana. Segundo as projeções do Observatório do Fed, a diminuição é aguardada por 90% do mercado, enquanto apenas 10% apostam na manutenção das taxas da Dívida Pública. A decisão será comunicada às 16h e será seguida pela coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell.
No Brasil, a projeção é de que a taxa Selic seja mantida em 15% ao ano, com os investidores atentos a possíveis indicações no comunicado sobre o início dos cortes em 2026. A Avaliação de Projeções Broadcast revela que a maioria das instituições (17) espera cortes somente a partir de março. Outras 14 instituições projetam cortes já em janeiro, e três a partir de abril.
Além disso, no contexto nacional, as turbulências políticas em torno das eleições presidenciais de 2026 também têm o potencial de influenciar o sentimento dos investidores, como tem sido evidenciado nos últimos dias.
Relembre como encerraram os mercados ontem
O índice B3 Ibovespa registraram queda na terça-feira, 9, enquanto o mercado aguardava as decisões sobre juros. O principal índice de ações da bolsa de valores do Brasil recuou 0,13%, atingindo os 157.981,13 pontos.
Nas bolsas de valores de Nova Iorque, os índices principais refletiram a expectativa pela última reunião do Federal Reserve sobre os juros dos EUA, fechando de maneira diversificada. Desta forma, o Dow Jones teve um decréscimo de 0,37%, o S&P 500 perdeu 0,09%, enquanto o índice tecnológico Nasdaq subiu 0,13%.
Fonte: Bora investir

