Os investidores devem direcionar sua atenção para os indicadores macroeconômicos dos Estados Unidos hoje em dia. Nesta sexta-feira (20), a previsão é que seja divulgada a primeira estimativa referente ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre de 2025. Espera-se um crescimento de 2,5% em termos anuais – uma desaceleração em comparação com o aumento de 4,4% observado no terceiro trimestre do ano passado.
Também serão divulgados os dados relativos à inflação medida pelo PCE, que é o indicador preferido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). Essas informações devem contribuir mais uma vez para ajustar as projeções em relação à política de juros nos EUA.
A questão das tensões entre os Estados Unidos e o Irã continua em segundo plano. Após uma alta significativa nos preços do petróleo ontem, os valores da commodity estão em queda hoje devido a um relatório do Wall Street Journal que menciona a possibilidade de o presidente americano Donald Trump considerar um ataque dirigido a alvos militares ou governamentais como forma de pressionar Teerã a firmar um acordo. Um ataque em grande escala ao país persa não está sendo cogitado no momento.
No Brasil, o principal destaque do dia será a divulgação dos resultados da Pnad Contínua, que fornece informações sobre o mercado de trabalho. Esses números podem reforçar a expectativa predominante no mercado de uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa Selic durante a reunião de março.
Relembre como foi o encerramento do dia anterior
O Ibovespa B3 teve um desempenho fora do padrão das demais bolsas ao redor do mundo no início desta semana. O índice principal da Bolsa de Valores se beneficiou do aumento no valor do petróleo e fechou em alta de 1,35%, atingindo os 188.534,42 pontos na quinta-feira (19).
Fonte: Bora investir

