Nesta sexta-feira (21), as repercussões no mercado local devem ser causadas pela eliminação da tarifa de importação de 40% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, conforme divulgado pela Casa Branca. Na relação apresentada, estão incluídos itens como chá, frutas tropicais, sucos de frutas, cacau, condimentos, banana, laranja, tomate e carne bovina.
A despeito do otimismo gerado pelo acordo comercial, o Ibovespa futuro iniciou em queda, em sintonia com as perdas verificadas nos mercados internacionais. Os principais índices asiáticos encerraram a sessão desta sexta com declínio superior a 2%, enquanto os principais índices dos EUA seguem rumo à semana mais negativa desde abril, quando a iniciou a disputa de tarifas promovidas pelo presidente Trump, impactando os mercados. O Nasdaq Composite lidera as quedas, apresentando desvalorização de 3,6% até quinta-feira.
Os índices estão sendo pressionados por receios relacionados a uma bolha no setor tecnológico. Após o fechamento dos mercados na quarta-feira, a Nvidia divulgou seu relatório trimestral, superando as previsões dos especialistas. Inicialmente, os resultados impulsionaram fortemente os mercados de Tóquio a Nova York na manhã seguinte, mas posteriormente, os índices inverteram o movimento.
Ademais, foi publicado ontem um relevante relatório de emprego nos Estados Unidos, que estava atrasado devido ao fechamento do governo americano. Os números indicaram a criação de vagas acima do esperado no mês. Apesar disso, os analistas mantiveram praticamente inalteradas suas projeções para a próxima decisão do Fed: 58,9% preveem a manutenção das taxas de juros, enquanto 41,1% esperam uma redução de 0,25 ponto percentual.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis rendimentos de seu investimento. Se já é um investidor e pretende avaliar todas as suas aplicações de maneira gratuita em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

