Em um dia sem divulgações de dados econômicos brasileiros, os investidores devem permanecer atentos aos novos desdobramentos da disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos. Ontem, após o fechamento do mercado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração em cadeia nacional de rádio e televisão com respostas ao presidente norte-americano, Donald Trump.
De forma resumida, Lula enfatizou que irá reagir com diplomacia e multilateralismo às pressões do governo dos Estados Unidos de implementar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e caracterizou essa medida como uma “coerção inaceitável”.
“Estamos unidos na proteção do Brasil. E vamos fazer isso de maneira digna, seguindo o exemplo de cada cidadão brasileiro que se levanta cedo, e se empenha para trabalhar, cuidar da família e contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Continuaremos apostando em relações diplomáticas e comerciais saudáveis, não somente com os Estados Unidos, mas com todas as nações do globo”, afirmou o presidente brasileiro.
No âmbito internacional, os investidores também estarão atentos aos índices de expectativa inflacionária e confiança do consumidor referentes a julho nos Estados Unidos. Esses dados são publicados pela Universidade de Michigan.
Confira o desempenho recente do mercado
O Ibovespa B3 encerrou o pregão praticamente inalterado nesta quinta-feira (17), com um acréscimo de 0,04%, chegando aos 135.564,74 pontos, enquanto os investidores acompanhavam a decisão do STF de retomar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Já o dólar comercial fechou as negociações com uma queda de 0,26%, atingindo R$ 5,54.
Interessado em simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira as possíveis rentabilidades da sua aplicação. Se você já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir