Final de novembro trouxe indícios favoráveis para investidores na bolsa. O indicador de ações Ibovespa B3 ultrapassou os 159 mil pontos nesta semana e apresenta aumento de mais de 30% no ano. Confira o resumo dos eventos e índices relevantes da semana passada.
Flutuação do Ibovespa B3 na semana: +2,78%
Flutuação do Ibovespa B3 no mês: 6,37%
Mercado de emprego demonstra vigor
Dados importantes divulgados recentemente reafirmam a resistência da economia nacional. Segundo o IBGE, o Brasil registrou no trimestre encerrado em outubro a taxa de desocupação de 5,4%, o menor índice já registrado desde 2012. O período de três meses também encerrou com recorde no total de pessoas com contrato formal e na remuneração média do colaborador.
Além disso, conforme informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o país teve saldo positivo de 85.147 postos de trabalho em outubro. Com esse resultado, o número de trabalhos formais alcança 48.995.950 postos. O aumento relativamente modesto em outubro sucede 10 meses de expansão no total de postos de trabalho no país. A última queda, de -554.529, ocorreu em dezembro de 2024.
Inflação permanece em declínio
A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, apresentou variação de 0,20% em novembro. Com isso, o índice acumula elevação de 4,50% nos últimos 12 meses, menor índice desde janeiro. Este resultado reforça a tendência de desaceleração da inflação no país e fortalece as previsões de que o índice poderá encerrar o ano abaixo do limite máximo da meta estabelecida.
Nesta semana também foi divulgado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que teve queda de 0,11% no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025. Os dados foram anunciados nesta quinta-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas.
Destaques empresariais
Dentre as companhias listadas na B3 , Itaú e Vale movimentaram o mercado com anúncios de distribuição de lucros. Por outro lado, a Axia convocou assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a distribuição de até R$ 39,9 bilhões em reservas.
A Petrobras, por sua vez, desapontou o mercado com seu Plano de Negócios 2026-2030. A empresa estima investimentos totais de US$ 109 bilhões, uma redução de 1,8% em relação ao Plano de Negócios 2025-29.
Panorama internacional: expectativa de queda nas taxas de juros
Nos Estados Unidos, o feriado de Ação de Graças resultou em menor volume de negociações, mas não abalou o otimismo. O Nasdaq teve avanço de aproximadamente 5% na semana, enquanto o S&P 500 subiu 4%, impulsionados pela previsão de redução das taxas de juros pelo Federal Reserve em dezembro. Atualmente, quase 87% do mercado está apostando em uma diminuição de 0,25 ponto percentual. Apesar dos ganhos recentes, eles não compensam as perdas acumuladas no mês.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira as possíveis rentabilidades da sua aplicação. Se já investe e quer visualizar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

