Os atritos entre Estados Unidos e Europa voltaram a crescer nesta terça-feira (20) e impactaram negativamente os principais indicadores de ações das bolsas europeias. A prudência no mercado global também sustenta o valor do ouro, que alcançou nova marca máxima, acima de US$ 4.700 a onça-troy.
Antes de sua chegada a Davos, o presidente americano Donald Trump intensificou sua retórica sobre seus projetos para adquirir a Groelândia, e afirmou que os EUA são o único país capaz de garantir a paz. Tais declarações surgem após o anúncio de novas taxas de importação sobre mercadorias provenientes de nações europeias que se posicionam contra o domínio americano sobre a ilha, a qual é um território autônomo da Dinamarca. Esse assunto deverá ser central no Fórum Econômico Mundial, que ocorre ao longo desta semana.
Ademais, outra fonte de tensão reside na Suprema Corte dos EUA, que poderá deliberar nesta semana a legalidade das tarifas de importação.
Recorde o encerramento do mercado ontem
Em um dia de menor volume de negociações devido ao feriado do Dia de Martin Luther King nos EUA, o Ibovespa B3 oscilou próximo à estabilidade ao longo de todo o dia de ontem (19). Apesar da prudência em relação às questões geopolíticas, o índice líder de ações da bolsa de valores brasileira encerrou com um ganho de 0,03%, atingindo os 164.849,27 pontos.
Fonte: Bora investir

