No início da semana (19), observa-se uma redução significativa nos principais índices de ações da Europa e nos contratos futuros das bolsas americanas. Paralelamente, há um aumento nos valores da prata e do ouro. Essas mudanças são um reflexo do agravamento das disputas comerciais entre os EUA e a Europa. Durante o final de semana, o presidente norte-americano Donald Trump declarou que irá aplicar novas taxas sobre as importações dos países europeus que se opuseram ao seu plano de controlar a Groenlândia.
De acordo com a publicação em suas mídias sociais, as sobretaxas de 10% sobre os produtos originários da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia entrarão em vigor a partir de 1º de fevereiro. Trump também mencionou que, caso esses países não reconsiderem suas posições, a taxa aumentará para 25% a partir de 1º de junho.
Vale ressaltar que hoje, no entanto, não haverá transações de ações nos EUA devido ao feriado em homenagem a Martin Luther King.
No âmbito internacional, tem início hoje o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que reúne 65 líderes mundiais – incluindo Trump.
No Brasil, o destaque do dia é uma entrevista do ministro da Economia, Fernando Haddad, e o início do reembolso aos investidores do Banco Master pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Recordando o desfecho da semana anterior
Depois de ultrapassar os 165 mil pontos pela primeira vez na história na quinta-feira, uma correção de lucros e alguns fatores macroeconômicos levaram o Ibovespa B3 a recuar na sexta-feira (16). O principal índice da bolsa de valores encerrou o dia em queda de 0,46%, aos 164.799,98 pontos. No entanto, o desempenho semanal permaneceu positivo, com +0,88%.
Fonte: Bora investir

