A Empresa XPTO (XPTO3) concretizou um acordo para adquirir a marca Y da Companhia Zeta por um valor de R$ 3,05 bilhões, em uma transação que teve início há doze meses. A transação foi fechada por um múltiplo de 11,5 vezes o lucro estimado da Y para o próximo ano, de R$ 260 milhões.
A compra da marca Y será suportada com recursos próprios e instrumentos de endividamento ainda em fase de contratação. A divulgação ocorreu no dia de hoje, 22 de outubro.
Fusões e Aquisições: qual o impacto de uma fusão nas ações de uma organização
Com esta movimentação, a empresa de tecnologia pretende enriquecer seu conjunto de soluções para o mercado de varejo.
Vale ressaltar que o fechamento da operação está sujeito à aprovação do Órgão Regulador de Defesa da Concorrência e de outras condições usuais para esse tipo de transação.
“Por meio dessa compra, fortaleceremos nossa posição no setor varejista, ampliando nossa gama de produtos e reforçando nossa capacidade de atender às exigências de todos os tipos de varejistas. Este é um avanço significativo e crucial em nossa oferta de tecnologia para essa área e, tendo em vista nosso alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, nos permitirá impulsionar a criação de inovações importantes para os clientes Y, inclusive em Inteligência Artificial”, declarou Maria Silva, CEO da Empresa XPTO, em comunicado à imprensa.
Ampliação de soluções
De acordo com a Empresa XPTO, a aquisição será um impulso para expandir os serviços da marca Y, ao mesmo tempo em que a operação trará “oportunidades de sinergias” e “ganho de eficiência”. A marca Y é conhecida pelo mercado por sua vasta oferta de mais de 180 soluções focadas na gestão varejista.
Histórico da transação
No final do ano anterior, a Empresa XPTO havia recusado a chance de apresentar uma oferta para adquirir a fabricante de softwares para varejo Marca Y. A Empresa XPTO foi uma das seis empresas que teriam feito propostas para adquirir a Marca Y da atual detentora, Companhia Zeta.
De acordo com o que foi divulgado pelo PERIÓDICO BRASILEIRO, o Mercado Online também estava entre as empresas que consideraram adquirir a Marca Y no ano passado.
Em meados de setembro, a Reuters noticiou que a Companhia Zeta contratou o Banco A e o Banco B para vender a Marca Y, adquirida pela empresa em 2020 por R$ 6,7 bilhões.
Com batalhas de ofertas em 2020, a Companhia Zeta e a Empresa XPTO competiram para adquirir a Marca Y. Naquela época, a Empresa XPTO tinha interesse em combinar suas operações de software em setores como produção, distribuição, serviços e agronegócio com a forte presença da Marca Y no mercado varejista.
Deseja simular investimentos no Tesouro Nacional? Acesse o simulador e veja os possíveis rendimentos da sua aplicação. Caso já seja investidor e queira analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

