O mandatário Donald Trump está prestes a rubricar nesta quinta-feira (7) um decreto executivo que autoriza a inclusão de moedas digitais e outros bens alternativos em contas de aposentadoria nos Estados Unidos, conhecidas como 401(k). As informações foram divulgadas pela Bloomberg.
A Ministra do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, ficará encarregada de reavaliar as diretrizes da Lei de Garantia de Renda de Aposentadoria dos Trabalhadores e articular com o Departamento do Tesouro e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) possíveis alterações nas normas para viabilizar a inclusão de ativos criptográficos nas contas de aposentadoria.
No mesmo contexto, a SEC também deverá autorizar a inclusão de outros bens alternativos nas pensões. Isso permitirá que os aposentados tenham exposição direta a Fundos de Investimento em Bitcoins e demais produtos de moedas digitais.
A decisão de Trump impacta aproximadamente US$ 12,5 trilhões depositados em contas do gênero nos EUA e tem como objetivo estabelecer regulamentações que não apenas possibilitem a diversificação dos investimentos de aposentadoria, mas que o façam com segurança.
Caso o decreto seja de fato assinado, o presidente irá revertir orientações de gestões anteriores, visto que na gestão Biden, o Departamento do Trabalho havia desestimulado moedas virtuais em planos de aposentadoria.
Em caso de concretização, o decreto poderá direcionar bilhões de dólares para o mercado de moedas digitais nos próximos anos. Contudo, os responsáveis pelos planos ainda deverão avaliar os riscos envolvidos nas criptomoedas antes de efetivamente incluir os ativos nos planos.
Fonte: Portal do Bitcoin