A Comissão Reguladora de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) informou ontem (2) sobre o início de uma força-tarefa acelerada denominada “Corrida Crypto” para implementar as sugestões do mais recente informe da Casa Branca referente a moedas digitais.
Divulgado há sete dias, o manifesto da equipe de trabalho criptográfica, composta por figuras como o ministro da Fazenda, Scott Bessent, o ministro do Comércio, Howard Lutnick, e o líder da Comissão de Títulos e Câmbio (SEC), Paul Atkins, aborda tópicos como operações bancárias, moedas estáveis, tributação, atividades financeiras ilícitas e diretrizes para a guarda e a gestão de bens virtuais.
“A CFTC está avançando rapidamente para concretizar a visão do presidente Trump de fazer dos EUA a capital global das moedas virtuais”, declarou a presidente interina da CFTC, Caroline D. Pham, em um comunicado público.
Pham informou que o órgão trabalhará em conjunto com a SEC para facilitar a transição do sistema financeiro dos EUA para um ambiente onchain. “Proporcionar clareza normativa agora e promover a criatividade nos mercados de ativos digitais concretizará as promessas do governo de inaugurar uma Era de Excelência nas Criptomoedas.”
Apesar de não terem sido especificadas quais sugestões seriam implementadas pela comissão, Pham afirmou que atuará em estreita colaboração com a Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC) para materializar o “Projeto Cripto”, divulgado recentemente por Atkins.
O Projeto Cripto, também inspirado no informe da Casa Branca, é uma proposta para modernizar as regulamentações de títulos e facilitar a migração do sistema financeiro para a blockchain. De acordo com Atkins, a agência irá elaborar diretrizes sobre a distribuição de tokens, custódia e negociação de ativos criptográficos.
Fonte: Portal do Bitcoin