Por volta de 249 mil pessoas que caíram em uma situação complicada e resolveram as questões com o Fisco têm a chance de descobrir se vão receber o dinheiro de volta neste dia sexta-feira (21). A partir das 10h, será possível conferir se serão beneficiados com o ressarcimento referente ao grupo de problemas de fevereiro, que inclui também pagamentos restantes de anos anteriores.
Um total de 214.310 cidadãos irá receber R$ 494,09 milhões. Dentro desse montante, R$ 296,95 milhões serão destinados às pessoas que têm prioridade de recebimento.
Dentro do grupo prioritário, estão inclusos 138.164 indivíduos que se utilizaram da declaração já preenchida de antemão e/ou escolheram receber o pagamento via Pix ao mesmo tempo.
Também estão entre os priorizados contribuintes com idades entre 60 e 79 anos; pessoas cuja principal fonte de renda é o ensino; cidadãos com problemas físicos ou mentais ou enfermidades graves; e contribuintes com mais de 80 anos.
O Fisco também vai fazer o pagamento de volta a 30.867 contribuintes sem prioridade, os quais acertaram tudo e saíram do problema.
A verificação pode ser realizada na plataforma online da Receita Federal. É só acessar a opção Meu Imposto de Renda e depois clicar em Consultar a Devolução. Também é viável fazer a averiguação no aplicativo mobile da Receita Federal para tablets e smartphones.
Entrega do valor
O repasse vai acontecer em 28 de novembro na conta ou na chave Pix contendo o CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Se o contribuinte não estiver incluso na listagem, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e checar o extrato da declaração. Caso se depare com algum detalhe pendente, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar pelas próximas etapas relacionadas ao problema.
Em situações onde, por algum motivo, a quantia não for depositada na conta especificada na declaração, como no casos de conta inativa, os valores serão disponibilizados para saque por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse contexto, o indivíduo terá a possibilidade de agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, através do Portal BB ou ligando para a Central de Atendimento do banco nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras regiões) e 0800-729-0088 (telefone especial para pessoas com deficiência auditiva).
Se o contribuinte não resgatar o valor da devolução após um ano, deverá solicitar o montante no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deve ir até a opção Declarações e Demonstrativos, selecionar Meu Imposto de Renda e em seguida, clicar na alternativa Solicitar Devolução Não Resgatada no Banco.
*Agência Brasil
Deseja simular aplicações financeiras no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira as possíveis rentabilidades da sua aplicação. Caso já seja investidor e queira analisar todos seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

