Na sexta-feira (9), são divulgados dois importantes indicadores econômicos no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui, o Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE) apresentou, recentemente, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
No mês passado, o índice de inflação oficial registrou um aumento de 0,33%, em conformidade com as projeções do mercado. Esse valor foi 0,15 ponto percentual superior aos 0,18% observados em novembro. Em dezembro de 2024, a variação tinha sido de 0,52%. Com isso, o IPCA fechou o ano de 2025 com uma elevação acumulada de 4,26%.
Apesar da inflação ter terminado o ano abaixo do limite estabelecido, isso não deve alterar as expectativas de que o Comitê de Política Monetária (Copom) irá começar a reduzir as taxas de juros somente a partir de março.
Nos Estados Unidos, o dado mais relevante é o relatório de emprego payroll, que será divulgado às 10h30 (horário de Brasília). Em relação à política monetária, os investidores preveem a manutenção das taxas em janeiro. Entretanto, há divisão no mercado em relação à reunião de março: 59% esperam manutenção, enquanto 36% projetam uma redução de 0,25 p.p. e 4% esperam uma redução de 0,5 p.p..
No país norte-americano, a Suprema Corte pode anunciar hoje sua decisão sobre a legitimidade das taxas de importação impostas pelo presidente Donald Trump. Contudo, o tribunal não revela antecipadamente quais casos serão julgados, então a resolução final poderá levar semanas ou meses. É importante recordar que em novembro, os magistrados demonstraram desconfiança em relação à autoridade de Trump para impor tarifas globais sem aprovação do Congresso.
Enquanto isso, a Venezuela continua sendo observada. Trump declarou nesta manhã de sexta-feira que empresas de petróleo americanas planejam investir US$ 100 bilhões na indústria petrolífera desse país latino-americano. Mais tarde, o presidente se reunirá com representantes da Chevron, Exxon Mobil, ConocoPhillips e outras empresas.
Revisite os eventos de ontem
O Ibovespa B3 continuou em alta na quinta-feira (8). Com o apoio dos papéis da Petrobras e de instituições financeiras, o principal índice da bolsa brasileira encerrou com ganho de 0,59%, atingindo os 162.936,48 pontos. O dólar comercial encerrou o dia estável, em R$ 5,38.
Fonte: Bora investir

