No início de dezembro, dados econômicos relevantes serão divulgados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Neste país, o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEG) publicará as informações referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre na quinta-feira. Enquanto isso, nos EUA, o índice mais aguardado pelos investidores será o índice de preços ao consumidor (IPC), na sexta-feira.
Neste momento, o mercado está de olho na participação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em um evento promovido pela XP, e no relatório Focus, que apresenta as projeções para os principais indicadores econômicos.
Os dados apresentados por Galípolo e suas declarações devem auxiliar os investidores na adequação de suas perspectivas para a semana seguinte, quando os bancos centrais dos Estados Unidos e do Brasil anunciarão suas decisões sobre política monetária. Atualmente, a expectativa do mercado é de que as taxas de juros se mantenham estáveis por aqui, enquanto nos EUA espera-se um novo corte.
Reveja o encerramento da semana anterior
O Ibovespa B3 registrou alta de 0,45% na última sexta-feira, alcançando os 159.072,13 pontos, um novo recorde. Já o dólar comercial apresentou uma valorização de 0,32%, alcançando R$ 5,33.
Deseja simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis rendimentos do seu investimento. Se você já é investidor e deseja analisar todas as suas aplicações de forma gratuita em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

