No dia 18 de junho, houve uma redução no principal índice de ações da bolsa nacional, o Ibovespa B3, que encerrou em queda de 1,61%, atingindo 133.381,58 pontos. No decorrer da semana, a variação acumulada foi de -2,07%.
O desempenho foi impactado pela postura mais cautelosa dos investidores em relação aos ativos de risco, após a ação da Polícia Federal contra o antigo presidente Jair Bolsonaro, a qual, na percepção de especialistas, pode resultar em uma atitude mais incisiva por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação às tarifas direcionadas ao Brasil.
Nesse dia, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e terá de utilizar dispositivo de vigilância eletrônica no tornozelo, além de obedecer a outras restrições, conforme divulgado pela equipe do ex-gestor.
+ Como resguardar sua carteira durante períodos de instabilidade?
Cotação do Ibovespa
Cotação do Dólar
“A movimentação cambial desta sessão reflete a busca por proteção diante da possibilidade de novas sanções por parte do governo Trump, após medidas do STF contra a gestão anterior”, menciona Bruno Shahini, especialista em aplicações da Nomad.
Bolsas de Nova York
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os possíveis retornos da sua aplicação. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir