Os escritórios bancários não funcionarão na quinta-feira, 20, data comemorativa do Dia da Consciência Negra. Transações bancárias, como envios via TED e quitação de faturas, não serão concluídas nesse dia. Por outro lado, o Pix, que está disponível 24 horas, continuará operando normalmente.
No dia 21 de novembro, sexta-feira, as instituições financeiras abrirão normalmente, exceto nas regiões onde há feriado local.
Além dos terminais de autoatendimento das agências que estiverem em funcionamento, os consumidores podem utilizar os meios digitais (smartphones e computadores) dos bancos para efetuar transferências, pagar contas e acessar outros serviços.
“Os mecanismos eletrônicos são uma opção conveniente e altamente segura e proporcionam praticamente todas as transações financeiras do setor bancário. Home banking, internet banking móvel e caixas automáticos podem ser empregados para quitar contas, verificar saldos e extratos e fazer transferências, por exemplo. Central de atendimento telefônico e correspondentes também estão entre as opções de atendimento”, menciona o comunicado da Febraban.
Cobranças de serviços essenciais (água, luz, telefone, etc.) e boletos com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil subsequente. Geralmente os tributos já possuem datas ajustadas de acordo com o calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não estejam ajustados, a recomendação é adiantar o pagamento ou, nos casos de títulos com código de barras, programar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico das instituições financeiras.
Boletos bancários de clientes registrados como devedores eletrônicos podem ser quitados via DDA (Débito Direto Autorizado).
+ Feriados 2026: confira data e dicas para se organizar financeiramente para viajar
Operação da Bolsa no feriado
A bolsa de valores brasileira, B3, também permanecerá fechada na quinta-feira, 20, porém retomará suas atividades normalmente na sexta-feira, 21.
No dia 21, serão retomadas as negociações nos mercados de ações, títulos privados de renda fixa, ETFs de renda fixa e de derivativos listados.
O mesmo procedimento vale para o mercado de empréstimo de títulos, compensação, liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 e na Câmara de Câmbio, além do depósito central de ações da B3, balcão da B3, negociação e liquidação de títulos públicos do Tesouro Direto e infraestrutura de financiamento da B3.
Os horários de negociação permanecem os mesmos:
Mercado de ações: das 10h às 18h, com o mercado a termo fechando às 18h25. · Mercado de balcão organizado: das 10h às 18h.
Mercado de Derivativos: das 09h às 18h30.
Veja aqui o calendário completo de funcionamento da B3 em feriados.
*Artigo inicialmente publicado em IstoÉ Dinheiro, portal parceiro da B3 Bora Investir
Deseja simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique as possíveis rentabilidades do seu investimento. Se já é investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

