O Ibovespa B3 atingiu mais uma marca significativa neste dia de terça-feira, 2, ao ultrapassar os 160 mil pontos. O índice primordial da bolsa de valores do Brasil alcançou esse nível durante a manhã, teve uma queda momentânea, mas recuperou-se para fechar em 161.092 pontos, apresentando um aumento de 1,56%.
A jornada teve início com os investidores repercutindo os dados divulgados pelo IBGE sobre a Produção Industrial brasileira referentes a outubro. O setor demonstrou um crescimento de 0,1% em outubro em comparação com o mês anterior, após ter uma queda de 0,4% em setembro. Quando comparado com outubro de 2024, houve uma diminuição de 0,5% na produção. De acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas, as expectativas eram de um crescimento de 0,4% na variação mensal e de 0,2% na base anual.
O desempenho aquém do esperado fortalece a percepção de uma desaceleração econômica, que está relacionada ao elevado nível da taxa Selic. Isso poderá resultar em uma redução da taxa básica de juros mais cedo do que o previsto pelo mercado anteriormente.
“No que diz respeito aos destaques da bolsa, as ações cíclicas (ou seja, de empresas mais sensíveis ao desenvolvimento econômico) estão obtendo destaque, de forma surpreendente. Apesar dos indícios de perda de velocidade na atividade econômica a curto prazo, o achatamento da curva de juros em todos os vencimentos e a confirmação de que a Selic deve diminuir em janeiro estão impulsionando essas ações”, mencionou Bruno Perri, economista-chefe, estrategista de investimentos e sócio da Forum Investimentos.
No exterior, o mercado renovou as perspectivas positivas, aguardando a próxima reunião do Federal Reserve (Fed), que ocorrerá na semana seguinte. Nos últimos dias, a expectativa de um corte de 0,25 ponto percentual tem se consolidado como predominante no mercado.
Novidades no Ibovespa hoje
Situação atual do dólar
Fatos sobre as bolsas de NY
Gostaria de simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira os possíveis rendimentos da sua aplicação. Se você já é um investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

