O Ibovespa B3 teve um aumento de 1,07% no início desta semana, alcançando os 162.481,74 pontos, novamente em oposição às bolsas estrangeiras. O índice principal da bolsa de valores do Brasil aumentou hoje (15) refletindo um cenário de taxas de juros mais favorável.
O destaque do dia foi a divulgação da ‘Prévia do PIB’, que teve um revés e contribuiu para a perspectiva de redução da Selic em breve. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve uma queda de 0,2% em relação ao mês anterior, levando em conta os dados ajustados para o período.
Hoje, o mercado financeiro reduziu suas projeções para a inflação em 2025 e 2026, e diminuiu a previsão para a taxa básica de juros Selic do próximo ano, de acordo com a pesquisa Focus do BC. A pesquisa indicou que a estimativa de alta do IPCA este ano diminuiu para 4,36%, de 4,40%. Já para 2026, a previsão passou para 4,10%, de 4,16%.
O otimismo local se uniu à expectativa de mais reduções nas taxas de juros dos Estados Unidos, pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano. Amanhã, novos dados econômicos dos EUA devem influenciar a decisão de janeiro.
Ibovespa hoje
Dólar hoje
Bolsas de NY
Fonte: Bora investir

