O rally de Natal parece ter finalmente chegado ao mercado de ações brasileiro. Depois de algumas flutuações, o Ibovespa B3 subiu de forma sólida e retornou aos 160 mil pontos antes do feriado. Na terça-feira (23), o último dia de negociações antes do Natal, o principal índice do mercado acionário do Brasil teve um aumento de 1,46%, alcançando 160.455,83 pontos.
“O Ibovespa teve uma alta robusta hoje, desvinculado do mercado norte-americano, que apresentou aumentos mais modestos, e corrigindo um pouco do excesso de pessimismo dos últimos dias em relação às questões eleitorais. O otimismo, em um dia de baixa liquidez, superou o IPCA-15, que ficou conforme as estimativas, indicando uma aceleração em comparação com novembro. Apesar da leitura alinhada, a composição dos núcleos de serviços ainda mostra resiliência, reforçando a interpretação do mercado de que qualquer ciclo de flexibilização monetária só começará a partir de março”, destaca Bruno Perri, economista-chefe e co-fundador da Forum Investimentos.
“Os dados são menos confiáveis do que o habitual, devido às dificuldades na coleta e análise durante o período de fechamento do governo americano, mas desafiam a expectativa de cortes significativos na taxa de juros nos Estados Unidos. Com isso, nos Estados Unidos, os rendimentos da renda fixa subiram e setores mais sensíveis às taxas apresentaram volatilidade, como foi o caso das small caps – que tiveram um forte aumento ontem”, afirma Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad.
Cotação do dólar hoje
“Preços sob controle podem abrir espaço para cortes nas taxas de juros mais cedo do que o previsto no Brasil, o que seria vantajoso para ativos de risco no mercado interno”, ressalta Zogbi.
Bolsas de Nova York
Fonte: Bora investir

