Neste dia de terça-feira (30), o Ibovespa B3 fechou o último pregão de 2025 com acréscimo de 0,40%, atingindo 161.125,37 pontos. Durante o ano, o principal índice do mercado de ações registrou um aumento de 34%, sendo o melhor desempenho desde 2016, quando apresentou um crescimento de 39%.
No contexto nacional, os investidores acompanharam a publicação da taxa de desemprego referente ao período encerrado em novembro, que se situou em 5,2%, conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta marca representa a menor taxa de desocupação desde 2012, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua.
No âmbito dos indicadores do mercado de trabalho, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo de postos de trabalho com registro em carteira teve um incremento positivo de 85.864 posições em novembro, superando as expectativas do mercado.
Adicionalmente, no cenário internacional, o mercado repercutiu a publicação da ata da mais recente reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve, que indica que a taxa de juros pode permanecer inalterada “por um período” em função do comportamento da inflação nos Estados Unidos.
No dia 10 de dezembro, o comitê reduziu a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-se na faixa entre 3,50% a 3,75% ao ano. Isso marcou a terceira reunião consecutiva de diminuição dos juros básicos da economia americana.
Situação do Ibovespa Hoje
Dessa forma, o Ibovespa variou entre 162.075 pontos no ponto mais alto e 160.491 pontos no ponto mais baixo do dia. O montante negociado na B3 totalizou R$ 15,7 bilhões.
Cotação do Dólar Hoje
No que se refere ao câmbio comercial, a cotação do dólar sofreu uma queda de 1,47%, alcançando R$ 5,48. Durante o ano, a moeda norte-americana apresentou uma desvalorização em relação ao real de 11,18%.
Fonte: Bora investir

