O plano da B3 para expandir os períodos de negociação para contratos futuros de Bitcoin (BIT), Ethereum (ETR), Solana (SOL) e de ouro (GLD) já possui data definida para ser aplicado.
A implementação da nova grade horária ocorrerá em duas etapas: inicialmente, com início planejado para o dia 9 de março de 2026, o horário de negociação desses ativos terá início às 8h, encerrando-se às 18h30. Por outro lado, a fase subsequente terá início em 20 de abril de 2026, quando a negociação será prolongada até as 20h, estabelecendo um período de 12 horas diárias de negociação desses produtos, juntamente com suas respectivas rolagens, de segunda a sexta-feira.
A partir da segunda etapa, a janela de alocação de derivativos financeiros também será ajustada para as 20h30 para todos os contratos derivativos da bolsa.
De acordo com a B3, a empresa continuará monitorando a liquidez e a participação dos investidores nessas novas janelas para avaliar possíveis expansões para outras categorias de ativos.
Conforme Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, a resolução de ampliar o horário reflete uma demanda crescente de investidores que almejam a segurança do ambiente regulamentado, porém necessitam de flexibilidade para negociar além do horário comercial convencional. “Ao abrir a janela mais cedo e fechar mais tarde, a B3 possibilita que os investidores ajustem suas posições em um período maior ao longo do dia, respaldados pela robustez da nossa infraestrutura, com a segurança regulatória e transparência de preços que o mercado organizado e supervisionado oferece. Nosso propósito é democratizar o acesso a esses ativos, garantindo que o investidor tenha a proteção de normas claras, contraparte nas operações e governança de alto nível”, declara o executivo.
Os contratos futuros de criptoativos e de ouro na B3 são desenvolvidos para serem produtos com valor inicial reduzido. Cada contrato representa uma fração do ativo subjacente, permitindo exposição às flutuações de preço sem a exigência de compra direta ou custódia física e, devido à natureza do mercado futuro, ainda proporciona ao investidor a possibilidade de maximizar resultados.
A liquidação é completamente financeira e baseada em índices globais, o que elimina as complexidades técnicas de armazenamento de chaves privadas, no caso das criptomoedas. O tamanho reduzido do lote torna esses derivativos acessíveis tanto para investidores institucionais quanto para o varejo, que podem empregar esses instrumentos para estratégias de proteção (hedge) ou diversificação de portfólio.
Boletins adicionais
Para viabilizar essa extensão, a B3 realizou ajustes em seus procedimentos de reporte de dados. Após o encerramento da sessão estendida às 20h, a bolsa fornecerá versões suplementares dos arquivos de Boletim de Negócios (BVBG.086) e Boletim de Negociação Simplificado para o Mercado de Derivativos (BVBG.187).
Esses documentos incluirão as estatísticas finais atualizadas especificamente para os futuros de criptomoedas e de ouro, ao passo que as estatísticas dos demais produtos permanecerão conforme as publicações feitas anteriormente nos horários habituais. O preço de ajuste dos instrumentos continuará sendo determinado na janela atual da sessão regular, garantindo previsibilidade para o cálculo das liquidações.
Fonte: Bora investir

