A nova semana inicia-se com um clima de prudência nos mercados globais, após o líder do Federal Reserve, Jerome Powell, mencionar que o presidente Donald Trump tem tentado persuadir o banco central dos Estados Unidos a reduzir as taxas de juros ao chantageá-lo com uma investigação penal. Procuradores americanos estão examinando Powell em relação ao seu testemunho no ano passado sobre o plano de reforma do edifício do Federal Reserve.
Esta situação causa inquietação entre os investidores devido às dúvidas em torno da independência da autoridade monetária dos EUA. Como resultado das preocupações, o dólar enfraquece nesta manhã, enquanto o ouro e a prata registram substanciais ganhos.
No cenário internacional, esta semana traz consigo dados sobre a inflação nos Estados Unidos, a publicação do Livro Bege do Federal Reserve, além dos números referentes à balança comercial e ao PIB da China. Adicionalmente, dá-se início à divulgação dos resultados corporativos do quarto trimestre de 2025.
No Brasil, está agendada uma reunião entre o Banco Central e o Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir a liquidação do Banco Master.
Relembre como terminou a semana anterior
O índice Ibovespa B3 encerrou a primeira semana completa do ano com uma valorização de 1,76%, alcançando os 163.370,31 pontos.
Fonte: Bora investir

