Depois de estender o limite máximo de encerramento pela nona vez consecutiva neste ano ontem, o Índice Bovespa B3 registrou uma queda de 2,14% nesta quarta-feira (4), fechando aos 181.708,23 pontos. O principal indicador do mercado acionário brasileiro seguiu o desempenho das grandes instituições financeiras. O Santander (SANB11), que apresentou seu balanço trimestral hoje, observou uma queda de 2,70% em suas ações. Além disso, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) diminuíram 2,30%, as do Itaú Unibanco (ITUB4) retrocederam 3,29%, e as do Bradesco tiveram queda de 2,96% nas ações ordinárias (BBDC3) e 3,23% nas preferenciais (BBDC4).
Outro elemento que influenciou o mercado foi a oficialização da nomeação do economista Guilherme Mello, atual secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, para a Diretoria de Política Econômica do Banco Central.
“O índice Bovespa está reagindo hoje a uma série de fatores que vão desde um estímulo à obtenção de lucros, impulsionado pelos resultados do Santander, que desencadeiam um ajuste em todo o setor financeiro, e que se alastrou por outros segmentos, em demonstração de esgotamento da intensa alta recente da bolsa de valores brasileira. Preocupações acerca da autonomia do Banco Central com as indicações de novos diretores também reforçam o movimento de queda hoje”, analisa Bruno Perri, economista-chefe e sócio-fundador da Forum Investimentos.
Situação atual do Índice Bovespa
Nesse panorama, o Índice Bovespa oscilou entre 185.670,99 pontos no ponto mais alto e 180.268,54 pontos no ponto mais baixo do dia. O volume de negociações na B3 totalizou R$ 36,9 bilhões.
Cotação do Dólar atual
Em um contexto de estabilidade, o mercado cambial local acompanhou a valorização da moeda norte-americana. Ao final do dia, o dólar comercial encerrou em R$ 5,25. “A alta do dólar é explicada, em grande parte, pelo fortalecimento da moeda dos EUA no exterior, o que pressiona as moedas de países emergentes como o real. Esse cenário se intensifica com a piora do desempenho do Índice Bovespa, indicando uma possível saída de recursos da bolsa doméstica após o expressivo fluxo registrado no primeiro mês do ano”, afirma Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad.
Mercado de Ações de Nova York
Nas bolsas de Nova York, as ações de empresas de tecnologia impactaram os principais índices, resultando em fechamentos mistos. O Dow Jones registrou alta de 0,53%, o S&P 500 teve uma queda de 0,51%, e o Nasdaq caiu 1,51%.
Fonte: Bora investir

