Nesta terça-feira (10), os dados relativos à elevação dos preços em janeiro estão sendo discutidos no mercado local. A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou 0,33% no mês anterior. Consequentemente, nos últimos doze meses, o indicador atingiu 4,44%, superior aos 4,26% registrados nos doze meses anteriores. As cifras acabaram sendo ligeiramente maiores do que as expectativas do mercado, o que pode resultar em ajustes nas projeções quanto às futuras decisões de política monetária adotadas pelo Banco Central.
Além do IPCA, outro ponto relevante no âmbito local são as demonstrações financeiras das empresas, com a publicação dos resultados da BB Seguridade e Motiva.
No cenário internacional, há uma atmosfera de expectativa em relação aos dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos, os quais serão divulgados amanhã. Os investidores também estão atentos às publicações dos resultados financeiros de empresas, como é o caso do Spotify.
Relembre como foi o encerramento do dia anterior
O Ibovespa B3 começou a semana estabelecendo mais um marco. Neste último dia 9, o principal índice da bolsa de valores brasileira atingiu uma alta de 1,80%, alcançando os 186.241,15 pontos, o maior nível de fechamento já registrado. O desempenho externo teve influência positiva sobre o IBOV, com o aumento da procura por mercados emergentes em meio ao crescente apetite por risco.
Fonte: Bora investir

