O Departamento da Administração e da Renovação em Serviços Públicos (DARS) está direcionando usuários de conta premium do Gov.br a usarem a ferramenta de autenticação em duas etapas, medida que garantirá mais proteção a cerca de 72 milhões de usuários.
Segundo o órgão, a alteração não é impositiva e, se adotada, poderá ser desativada a qualquer momento.
O departamento, contudo, destaca que trata-se de uma “solução de segurança muito eficiente para bloquear acessos não autorizados quando combinada com o uso da biometria”.
No momento, 27% das contas premium já usufruem dessa funcionalidade.
A plataforma Gov.br possui mais de 169 milhões de cadastrados e disponibiliza mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais.
Entre os serviços mais requisitados pelos cidadãos estão a Assinatura gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Ativação
O departamento esclarece que, a partir de agora, quando um indivíduo com conta Premium fizer acesso no Gov.br, será solicitado a ativar a autenticação em duas etapas através do aplicativo.
“Na primeira vez, é possível ignorar a ativação, e será enviado um e-mail ou SMS informando que, no próximo login, será exigido habilitar a solução”, explica.
Posteriormente a esse procedimento, ao realizar uma nova autenticação, a proposta da ativação da autenticação novamente indicada.
“Se o usuário enfrentar algum contratempo com a funcionalidade de segurança, é viável desativar a qualquer momento, seguindo as instruções disponíveis no aplicativo Gov.br em ‘Proteção da conta’. As diretrizes também estão acessíveis no portal”, salientou o departamento ao lembrar ser viável, ainda, entrar em contato com um agente para esclarecer eventuais perguntas.
Fonte: Agência Brasil