O Departamento de Administração e da Renovação em Serviços Públicos (DARS) e o Ministério do Desenvolvimento e Finanças (MDF) divulgaram, no dia de hoje (12), a norma conjunta (nº 58/2025), que dá permissão à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para empregar, por prazo específico, até 9.580 profissionais para atender às demandas transitórias do órgão.
Os profissionais contratados temporariamente conduzirão pesquisas estatísticas coordenadas pelo IBGE em todo o território nacional.
Oportunidades autorizadas
Dos postos de trabalho aprovados, 8.480 destinam-se ao cargo de agente de pesquisas e cartografia do instituto, encarregado pela coleta de dados. As outras 1,1 mil vagas são para a função de coordenador de coleta e excelência, para supervisionar e gerenciar as atividades de campo dos agentes.
A seleção para o cargo estará sujeita à aprovação em processo seletivo simplificado, que tende a ser mais ágil que um concurso público.
Fases de recrutamento
Nesse formato, as etapas do processo de escolha geralmente compreendem avaliação de currículo, análise de credenciais e, em algumas situações, entrevistas.
A extensão dos contratos temporários será de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a indispensabilidade do órgão para a finalização das tarefas.
A norma também determina que o aviso de abertura de inscrições deve ser divulgado em até seis meses a partir deste dia de hoje. A remuneração ainda será estipulada pelo IBGE, levando em consideração aspectos orçamentários.
Fonte: Agência Brasil