O Ibovespa B3 registrou o terceiro recorde consecutivo esta semana, atingindo os 164 mil pontos. O principal indicador do mercado de ações do Brasil aumentou 1,67%, alcançando os 164.455,61 pontos na quinta-feira, 4, impulsionado pelas expectativas de uma redução na taxa Selic antes do previsto.
O destaque do desempenho do IBOV veio do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre de 2025, que teve um crescimento de apenas 0,1% em relação ao trimestre anterior. Especialistas apontam que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a tendência de enfraquecimento da economia do país.
“O PIB indicou uma economia estagnada. Observa-se desaceleração na economia global, que afeta alguns setores mais do que outros”, ressaltou Tatiana Pinheiro, principal economista da Galapagos Capital. “Essa dualidade de sinais suscita dúvidas sobre o real ritmo de desaceleração da economia”.
No cenário internacional, o dia foi mais tranquilo, com os investidores já antecipando a redução das taxas de juros pelo Federal Reserve na reunião da próxima quarta-feira, 10, conhecida como Super Quarta. Nesse mesmo dia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central também anunciará sua decisão sobre a taxa Selic.
Ibovespa atualmente
Nesse contexto, o Ibovespa oscilou entre 164.550,77 pontos, sua máxima histórica, e 161.759,02 pontos, o mínimo do dia. O volume de negociações na B3 atingiu R$ 30,3 bilhões.
Câmbio hoje
Após operar em queda durante a maior parte do dia, o dólar encerrou a sessão sem grandes variações, sendo cotado a R$ 5,31.
Bolsas de Nova York
Nas bolsas de Nova York, os índices tiveram desempenhos mais moderados, refletindo a perspectiva estável de corte de 0,25 p.p. nas taxas de juros pelo banco central dos EUA na semana seguinte. Dessa forma, o Dow Jones caiu 0,07%, o S&P 500 subiu 0,11% e o índice tecnológico Nasdaq avançou 0,22%.
Deseja simular aplicações no Tesouro Direto? Acesse o simulador para verificar os possíveis retornos do seu investimento. Se você já é investidor e pretende analisar todas as suas aplicações de forma gratuita em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

