O Índice Bovespa B3 iniciou a semana com clima de precaução oriundo do exterior. Dessa maneira, nesta segunda-feira (12), o principal índice de papéis da bolsa brasileira encerrou recuando 0,13%, atingindo os 163.150,35 pontos.
A principal razão de preocupação dos investidores na renda variável veio dos Estados Unidos. O líder do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, acusou o presidente Donald Trump de utilizar uma acusação penal como forma de pressão para forçar a diminuição de juros no país. O Fed atua como o Banco Central dos EUA, encarregado de determinar a taxa primária de juros do país.
O embate entre as autoridades norte-americanas não é novidade, porém a recente divergência pública voltou a gerar dúvidas no mercado, o que reforçou a cautela já existente devido a questões geopolíticas no Oriente Médio e Venezuela.
No cenário nacional, a agenda macroeconômica esvaziada teve no Boletim Focus o ponto alto do dia. A publicação revelou que a previsão dos especialistas consultados pelo Banco Central para a elevação da inflação mensurada pelo IPCA em 2026 reduziu 0,01 ponto percentual, alcançando 4,05%.
Índice Bovespa hoje
Dólar hoje
Bolsas de Nova York
Fonte: Bora investir

