O Índice B3 passou por uma semana de marcas que se transformaram em prejuízos hoje. Constatou-se um declínio acentuado nesta sexta-feira (05). Com a proximidade das eleições de 2026, o principal indicador do mercado de ações da bolsa brasileira diminuiu 4,31%, atingindo 157.369,36 pontos. A variação semanal ficou em -1,07%.
O Índice se encaminhava para mais um aumento e recorde hoje, atingindo os 165 mil pontos e renovando a máxima do dia. Todavia, a notificação de que o antigo presidente Jair Bolsonaro deseja que seu filho, Flávio Bolsonaro, seja candidato à presidência em 2026 ocasionou a reversão dos lucros e uma diminuição do indicador.
No exterior, a expectativa pela diminuição das taxas de juros nos Estados Unidos na quarta-feira segue como fundo para o otimismo nos mercados. Hoje, os dados do PCE, principal medição da inflação para o Fed, apresentaram uma alteração de preços conforme o esperado em setembro, uma interpretação benigna que abre caminho para um corte nas taxas de juros na próxima semana.
Situação atual do Índice Bovespa
No cenário apresentado, o Índice Bovespa oscilou entre os 165.035,97 pontos, a máxima histórica, e os 157.006,61 pontos, a mínima do dia. O montante negociado na B3 foi de R$ 44,4 bilhões.
Cotação do Dólar Hoje
Diante da aversão generalizada e intensa ao risco no mercado decorrente do panorama político, a taxa de câmbio registrou flutuações significativas no dia, com o dólar comercial encerrando com um aumento de 2,28%, a R$ 5,43.
Bolsas em Nova York
Nas bolsas de Nova York, os índices continuaram apresentando desempenho positivo, com a previsão consolidada de que o banco central dos EUA reduzirá as taxas em 0,25 p.p. na próxima semana. Assim, o Dow Jones subiu 0,22%, o S&P 500 teve um acréscimo de 0,19%, enquanto o índice tecnológico Nasdaq avançou 0,31%.
Deseja simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e confira a estimativa de ganhos possíveis com sua aplicação. Caso já seja investidor e queira analisar todos os seus investimentos, de forma gratuita, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

