Depois de ceder terreno no pregão anterior, o Ibovespa B3 registrou nova alta nesta quinta-feira (8). Com o suporte dos papéis da Petrobras e de instituições financeiras, o índice principal da bolsa brasileira encerrou o dia com acréscimo de 0,59%, alcançando os 162.936,48 pontos.
O grande impulsionador do desempenho da Petrobras, bem como de petroleiras menores, foi o valor do petróleo no mercado global. Neste dia, os contratos futuros do Brent aumentaram 3,4%, encerrando a US$ 61,99 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 3,2%, finalizando a US$ 57,76.
Enquanto isso, as ações do ramo financeiro se valorizaram devido à diminuição das tensões envolvendo o Banco Master. Hoje, o TCU interrompeu a fiscalização no Banco Central referente à resolução do banco.
No que diz respeito aos pontos negativos do Ibovespa, a Vale (VALE3) foi o principal ponto de resistência que não permitiu o índice deslanchar. Após a alta do minério de ferro na última sessão, a queda de quase 1% hoje fez com que o principal ativo do IBOV fechasse no vermelho, juntamente com outras ações relacionadas à commodity.
No exterior, os investidores se mantiveram cautelosos enquanto aguardam os dados do Payroll, principal relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA, que será divulgado amanhã (9).
+ Descubra quais foram as ações que mais distribuíram proventos em 2025
Situação atual do Ibovespa
Cotação do dólar hoje
“Sem eventos significativos a curto prazo, a moeda permaneceu praticamente estável e sem uma direção clara. Os investidores estão evitando grandes exposições até terem indicações mais concretas sobre as próximas ações do Federal Reserve e a evolução da inflação doméstica”, declarou Bruno Shahini, analista de investimentos da Nomad.
Bolsas de Nova York
O clima de espera predominou nas bolsas de Nova York, principalmente no setor de tecnologia, o que resultou em fechamentos mistos para os índices neste dia. Ao término da sessão, o Dow Jones registrou alta de 0,55%, o S&P 500 teve variação de +0,01, enquanto o índice tecnológico Nasdaq registrou queda de 0,44%.
Fonte: Bora investir

