A bolsa de valores B3 apresentava queda na tarde de hoje, 5, depois de uma semana de quebra de vários recordes, ultrapassando pela primeira vez os 162 mil, 163 mil e 164 mil pontos.
Depois de atingir mais de 165 mil pontos durante a manhã de hoje, por volta das 16h, o índice principal de ações da B3 estava em declínio de 4,17%, atingindo os 157.604,09 pontos, marca mínima do dia. Enquanto isso, o dólar registrava aumento de 2,56%, sendo vendido a R$ 5,455.
“Estamos nos encaminhando não apenas para um rali de fim de ano, mas também para o início de 2026”, afirma a equipe de Equity Research do Itaú BBA. Segundo o analista Fabio Perina, a bolsa pode chegar aos 180 mil pontos.
Bolsa de valores e o pleito eleitoral
Analistas do mercado financeiro apontam que a forte correção na bolsa de valores está relacionada à corrida presidencial de 2026. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, confirmou que Flavio Bolsonaro comunicou a escolha dele como candidato para concorrer à eleição presidencial.
Conforme o especialista em renda variável da Manchester Investimentos Rubens Cittadin Neto, a notícia foi mal recebida pelo mercado por dividir a oposição a Luiz Inácio Lula da Silva.
“O mercado é apartidário, o que impacta são as taxas de juros e como isso influencia os ativos de risco. Atualmente, a taxa de juros restritiva de 15% se deve ao fiscal mais expansivo. A expectativa é que a oposição tenha um fiscal mais austero”, declarou Cittadin Neto. “Assim, quando ocorre uma divisão na oposição e enfraquece o lado político que poderia trazer a austeridade fiscal, o mercado acaba reagindo negativamente.”
O diretor estratégico da Davos Investimentos, Ricardo Pompermaier, concorda que a mudança na direção da bolsa pode estar ligada aos movimentos na direita brasileira. “Os mercados se deterioraram após a indicação de Flávio Bolsonaro como o escolhido pelo bolsonarismo para a disputa eleitoral”, afirma. “A percepção é que o cenário eleitoral pode se tornar ainda mais polarizado, com menos clareza sobre a trajetória fiscal e o compromisso com as reformas, o que naturalmente deixa o investidor mais defensivo a curto prazo.”
*Post originalmente publicado em IstoÉ Dinheiro, em parceria com B3 Bora Investir
Interessado em simular investimentos no Tesouro Direto? Acesse o simulador e verifique os possíveis rendimentos da sua aplicação. Se já é um investidor e deseja analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um único local, acesse a Área do Investidor.
Fonte: Bora investir

